domingo, 12 de maio de 2013

Conflito Organizacional



Como gestor de recursos humanos e que quase que diariamente lidando com conflitos, resolvi escrever aqui um pouquinho sobre o tema, para quem sabe ajudar um pouquinho a todos a refletir melhor e se perguntar se vale a pena manter esse conflito no dia a dia do trabalho.


Mas afinal, o que é conflito?



Para Robbins (2005) o conflito pode ser definido como a percepção de diferenças incompatíveis, que resulta em interferência ou oposição. 



O conflito é, então, resultante da diversidade de pontos de vista entre pessoas, pluralidade de interesses, necessidades ou expectativas, da diferença entre as formas de agir a de pensar entre os indivíduos envolvidos. 



Logo, o conflito em uma organização, pode ser gerado de diversas maneiras e claro em função de diversas causas:



Pode ser um problema de comunicação, objetivos não compatíveis, alguém interpretando algum assunto de maneira diferente dos demais ou até mesmo expectativas diferentes.



No passado, era comum se dizer que uma empresa ou uma equipe que não tivesse conflito, tinha um clima organizacional excelente e que tudo caminhava bem. Pensava-se em conflito como algo nocivo, que os relacionamentos estavam prejudicados, e até mesmo acusava-se os outros, falavam que eles tinham má índole.



Por mais que ainda acho que muitos líderes não estão preparados para lidar com conflitos, e ainda possuem muito esse pensamento, acredito que o conflito é algo inevitável e muitas vezes podem trazer muitas vantagens para uma equipe ou organização.



Pesquisando um pouquinho sobre o assunto, encontrei 10 perguntas interessantes que se você responder SIM para uma ou todas elas, já é um sinal que conflito pode e deve ser estimulado em sua organização. 



Veja abaixo as perguntas:


A estimulação de conflitos é necessária? (Robbins, 2005)


1. Você é cercado de pessoas que só dizem SIM?



2. Seus subordinados têm medo de admitir ignorância e dúvidas para você?



3. Os gestores estão concentrados em chegar a um acordo, que perdem a visão dos valores, objetivos de longo prazo ou o bem-estar da organização?



4. Os gestores acreditam que é de seu maior interesse manter a impressão de paz e cooperação em sua unidade, não importa a que preço?



5. Os que tomam as decisões se preocupam excessivamente em não ferir os sentimentos dos outros?



6. Os gestores acreditam que a popularidade é mais importante para obter recompensas organizacionais que a competência e o bom desempenho?



7. Os gestores se sentem indevidamente inclinados à obtenção de consenso para as suas decisões?



8. Os funcionários demonstram uma resistência excepcionalmente alta à mudança?



9. Existe carência de ideias novas?


10. Existe um nível excepcionalmente baixo de rotatividade dos funcionários? 



E aí, pensou na sua empresa? Em alguma experiência que você já viveu?



Respondeu SIM para alguma pergunta?



Deixe aqui seus comentários...e lembre-se sempre:



Ao mesmo tempo em que é necessário administrar os conflitos, é também, da mesma forma importante estimulá-los, não?



Abraços e até a próxima!




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