segunda-feira, 3 de junho de 2013

03 de Junho - Dia do Profissional de RH


Hoje é dia do profissional de Recursos Humanos...

Ser um profissional de RH nos dias de hoje não é nada fácil. Antigamente, era necessário conhecer apenas dos processos mais burocráticos. Quem não se lembra da Instituição Folha de Pagamento?

A Folha não deixa, a Folha já fechou, etc.

Ou que você tinha que ser o grande conhecedor de todas as leis, fazer os cursos da IOB e ser o cara que entendia tudo de legislação.

Hoje é preciso dominar a linguagem dos negócios, pensar no futuro e ter uma atuação de parceria com as lideranças da empresa. Isso faz com que também se acabe aquela história de que quem trabalha em RH é pedagogo ou psicólogo apenas.

Atualmente, o que se tem visto nas mais distintas organizações são profissionais das mais diversas formações - engenheiros, advogados e administradores como os grandes líderes das áreas de Gestão de Recursos Humanos.

Ao longo dos meus quase 15 anos atuando na área de Recursos Humanos, pude perceber a grande evolução da área e tive a felicidade de em algumas empresas que passei de ter a área de RH realmente parceira do negócio e com grandes investimentos nos profissionais que lá atuavam.

Cada dia que passa a área se torna mais estratégica e vem ganhando um poder enorme na maioria das grandes organizações. Elas percebem que se não possuírem políticas bem elaboradas e pessoas realmente preparadas para gerir as pessoas, corre-se o risco de ficar para trás e perder seus principais ativos - seus talentos.

Mesmo com toda essa evolução e mudanças de perfil, não podemos deixar de destacar que atuar em recursos humanos não é para qualquer um. Tenho certeza que quem é da área ou já teve o gostinho de ter atuado sabe do que estou falando.

Lógico que ainda existe em muitos lugares aquela história - o povo do "erreagá" que não deixa, o povo do "erreagá" que fechou sua avaliação, ou até mesmo, aquele povo que não te deu o aumento.

E isso também dá bem uma outra grande postagem aqui no blog que é a liderança, que sem dúvida, o "erreagá" tem um papel fundamental na formação, mas que hoje não é o foco.

Voltando em dizer que trabalhar em RH não é para qualquer um... trabalhar em RH...

Precisa gostar e muito de pessoas, trabalhar e muito a imparcialidade, a justiça e a paciência e claro, muitas vezes, como li agora pouco no facebook de um amigo CFO de uma grande empresa, ter uma bola de cristal.

RH é AMOR!!

Parabéns a todos nós profissionais de recursos humanos e especialmente para todos aqueles que já tive ou ainda tenho a oportunidade de compartilhar esses grandes momentos.

VIVA!

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário