Será que vale investir tempo quando for contratar pessoas?
Bem, vale e muito!
Existem estudos que mostram que um dos principais motivos que fazem as empresas desligarem seus empregados é devido os mesmos apresentarem problemas comportamentais. Isso acaba ocorrendo porque muitas vezes o selecionador foca em querer resolver o problema que tem com a posição e acha que ao encontrar um candidato com um excelente currículo já basta.
Mas, primeira lição...antes de tudo, você contrata para a empresa e depois para a posição.
No entanto, quando você não dedica tempo e seriedade para contratar pessoas que possam se encaixar exatamente no perfil da sua empresa, isso pode ser um grande problema e virar uma grande saga...
A saga...
Passando o tempo, o candidato que se tornou um funcionário, acaba ganhando um pouco mais de confiança e começa a mostrar que seus valores não encaixam com os valores da empresa.
Atitudes negativas como dificuldade em trabalhar em equipe, indiferença com seus colaboradores, arrogância etc. começam a surgir.
E no outro lado, as desculpas do selecionador também aparecem...
Ele acaba querendo dar mais tempo, pois acha que o funcionário problema tem um perfil diferente da empresa e que os demais funcionários da organização precisam se adaptar e ter um pouco mais de paciência, aceitando esses comportamentos.
Obviamente, a equipe desse empregado começa a não produzir no mesmo nível, demonstram bastante insatisfação, apresentam receios de se posicionar e a cultura do medo começa a surgir. Tempos depois, algumas pessoas começam a sair e a rotatividade aumentar.
Conflitos começam a aparecer, pois esses profissionais tendem a gerar muitas disputas ou tendem a querer fazer seus trabalhos apenas para o nível acima do dele, não se importando com prazos e compromissos com os demais níveis da empresa. O clima vai ficando muito ruim e a má vontade impera no departamento fazendo até que os demais funcionários que possuem comportamentos adequados se desmotivem.
Enfim, histórias como essa, muitas vezes dão um livro e infelizmente muitos gestores não percebem ou não assumem o problema e acabam demorando para ter equipes de alta performance.
Entrevistas mais profundas, perfil cultural de empresas anteriores, checagem detalhada do histórico profissional são muito importantes antes de você bater o martelo e enviar a proposta e a lista de documentos para um candidato.
E você, investe tempo suficiente para contratar? Tem alguma experiência diferente?
Divida aqui conosco!
Um abraço e até a próxima...
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