sexta-feira, 30 de agosto de 2013

As perguntas que mais são feitas durante as entrevistas


Ao ser chamado para uma entrevista de emprego, sempre surge aquela curiosidade de querer saber qual é o nome da empresa, será que a vaga é mesmo no seu perfil, o salário será bom, etc. Quando sabemos a empresa, é de costume também irmos buscar alguma informação da empresa na internet antes de ir a entrevista e todas essas perguntas também ocorrem.

Indo mais além, fiquei pensando, que até chegar o dia da entrevista, surge aquela dúvida de que tipo de perguntas será que eles vão fazer, que competências que serão abordadas, etc. Mas será mesmo que você já vai preparado para as perguntas que praticamente estão no roteiro de quase todos os selecionadores? 

Pare para pensar, se não é comum os selecionadores fazerem essas questões:

Logo que você chega na entrevista, o selecionador faz um quebra gelo, pergunta se você chegou bem, se pegou muito trânsito, se quer uma água, etc. Até aí, respostas fáceis e binárias - Sim ou Não...

Ao começar a entrevista, possivelmente ele vai falar algo parecido como:

- Fale um pouco sobre você! 

A ideia aqui é que você possa contar sobre sua experiência profissional, sobre sua formação, experiência no exterior se tiver, etc. Tente ser objetivo e o mais completo possível.

- Por que você deixou ou quer deixar a empresa?

Claro que se você ainda não teve experiência de trabalho, essa pergunta não será feita para você. Mas o que eles querem escutar aqui é o motivo que te levou deixar ou te leva a deixar a empresa. Não cai muito bem que você fale mal do seu chefe ou da empresa, mas se for características que você não quer encontrar de novo, procure falar com muito respeito o motivo e claro, se algo parecido estiver acontecendo na empresa, sorte sua, o selecionador não vai te colocar no mesmo problema.

- Quais são seus pontos fortes?

Nesse momento, os candidatos falam de diversas competências. A lista muitas vezes costuma ser interminável, mas o melhor a fazer é se lembrar de seus últimos feedbacks e mencionar os pontos que seus gestores sempre apontaram como fortes em você. Então, seja focado e não tente fazer uma lista gigantesca aqui, pois você pode se atrapalhar na próxima pergunta.

- Quais são os pontos que você tem que desenvolver?

Lembre-se, aqui muitas pessoas não vão preparadas e após citar várias fortalezas não conseguem citar um único ponto de desenvolvimento. A sugestão aqui é a mesma da questão anterior, lembre-se dos seus últimos feedbacks, cite e já faça uma observação do que você já está fazendo para melhorar depois que recebeu esse feedback. Cuidado também para não falar os clichês - Sou muito ansioso, ou sou muito perfeccionista, ou muito organizado. O selecionador pode voltar para você e perguntar, então me fale uma situação em que ser perfeccionista, organizado demais ou ansioso te atrapalham no seu dia a dia. Pense nisso!

- Por que você quer trabalhar nessa empresa?

Bem, já que veio essa pergunta, aproveita e fale aquilo que você pesquisou antes de ir à entrevista. Elogie se realmente tiver interessado e se você identificar características na empresa que são parecidas com a sua, aproveite e comente.

- O que você espera fazer nos próximos 5 anos?

Em 5 anos você espera que tenha prosperado no trabalho e que quer com certeza que surjam grandes oportunidades de desenvolvimento na sua vida profissional. Cuidado em dizer que você quer uma posição que está muito longe da sua ainda, exemplo, você é um analista e você diz que quer ser o diretor. 

- Qual é a sua expectativa de salário?

Você tem algumas saídas para essa pergunta - uma que é muito utilizada e padrão é dizer que você está mais interessado no desenvolvimento que a empresa pode lhe oferecer do que o salário, que isso é consequência.
Ou então, se você realmente pesquisou e viu que seu salário está abaixo do mercado, coloque sua expectativa e pergunte se está dentro do perfil da vaga.

Não quero dizer que essas são as melhores perguntas para serem feitas, mas possivelmente na grande maioria das entrevistas, você já as ouviu não?

Tem alguma outra que esqueci de colocar aqui e que você sempre encara nas entrevistas? Conte para nós.

Uma boa entrevista para você e,

Um abraço e até a próxima...








Nenhum comentário:

Postar um comentário