sábado, 10 de agosto de 2013

Você espera a sua empresa te desenvolver?


Um amigo e leitor me escreveu sugerindo que eu escrevesse aqui sobre empresas que incentivam o auto-desenvolvimento e promovem o desenvolvimento, principalmente dos que estão há pouco tempo em cargos de gestão.


Bem, para mim, acredito que ambas as coisas são importantes: tanto cada um pensar em seu próprio desenvolvimento, como as empresas também pensarem em desenvolver as pessoas. Entrando ainda no assunto gestão, o ideal é que a empresa vá formando seus funcionários para que no futuro assumam papéis de liderança pelo menos com o mínimo de preparo. Mas e se isso não acontece? Então corra, pois muitas pessoas sofrem e muito quando passam de uma posição de Gerenciamento Individual para Gerenciamento de Outros.



Gosto muito de uma frase:


“Talvez o resultado mais valioso de toda a educação seja a capacidade de levá-lo a fazer o que deve ser feito, quando deve ser feito, queira você ou não; esta é a primeira lição a aprender; e... talvez o último ensinamento que se aprende em sua plenitude – a grande finalidade da vida não é o conhecimento, mas a ação.”

(HUXLEY apud STEWART, 2002)


Os investimentos das organizações devem sempre ser focados tanto na formação de competências do capital humano quanto em capitais físicos.



Toda organização é formada pelos seus colaboradores. No entanto, o maior desafio das empresas hoje é conseguir formar boas equipes, quanto mais formar equipes de alto desempenho.



Formar equipes com conhecimento, habilidades e atitudes específicas para cada posição da organização, é o mínimo que as empresas precisam para que todos possam cumprir as tarefas exigidas e também pensar estrategicamente sobre os destinos da organização.



A diferença do valor de uma empresa está com certeza em seus ativos intelectuais como as marcas e patentes, profissionais especializados, inovação de produtos, etc. Isso pode ser claramente percebido quando uma empresa é comprada e o valor de venda dela é muito maior que simplesmente seu valor de mercado.



O valor do conhecimento não é nenhuma novidade. Porém, as empresas ainda não se dedicam e não colocam foco na gestão do conhecimento. Isso ainda está longe de se tornar algo que as empresas priorizam em seus planejamentos estratégicos e principalmente acreditam que pode ser os grandes impulsionadores da formação de equipes e o compartilhamento da visão na empresa.



Por isso que acredito que formular uma estratégia com base na gestão de pessoas é fundamental, e as empresas precisam se concentrar no desenvolvimento de capacidades e competências essenciais em longo prazo, pois essas que são encarregadas de criar o diferencial competitivo.



Enquanto isso não estiver vivo na estratégia das organizações, custos desnecessários serão gerados, áreas de recursos humanos continuarão apagando incêndios, líderes terão dificuldade de se tornarem grandes líderes e resultados serão sempre difíceis de serem atingidos em anos de crises mundiais.



O melhor e cada vez mais em voga é o auto-desenvolvimento. Não se pode esperar que apenas as empresas invistam em suas capacidades e competências. E como sabemos também, conhecimento nunca é demais, quanto mais você investe em você, melhor você fica e consequentemente mais valioso você fica no mercado.



E aí, vai ficar esperando apenas a sua empresa desenvolver você?



Um abraço e até a próxima...





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