quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Mancadas dos Candidatos - Segundo os Recrutadores

Em meu último post, contei um pouquinho de como fazermos quando um headhunter nos liga e estamos no trabalho.

A ideia também foi trazer uma noção de perguntas que eles podem fazer para que cada um de vocês possam se preparar quando isso ocorrer.

Mas alguns leitores me perguntaram o que de fato se deve contar ou não nas entrevistas.

Gostaria de convidar cada um de vocês para refletir comigo nesse momento. Como as pessoas, as empresas também são diferentes, logo, seu perfil pode ser excelente para uma empresa, mas pode não se encaixar em nada para outras. 


Diante disso, o melhor sempre, é dizer a verdade.


Mas tome bastante cuidado com a verdade. Falar mal da empresa ou do chefe atual ou anterior, não cai muito bem, então, se for citar algo sobre isso, tome muito cuidado. Outro ponto muito importante, não deixe de colocar e questionar coisas que são importantes para você.

Uma vez um candidato me disse que pegou trauma de viajar de avião e me perguntou se o trabalho exigia isso. A posição que ele concorria no momento não previa viagens, mas o informei que isso poderia limitá-lo em uma possível movimentação na área. Foi muito pertinente a colocação dele e tanto a empresa quanto ele sabiam agora de como lidar com esse tema daquele momento em diante.

Outro ponto muito comum de se ver é a omissão por parte dos candidatos de algumas competências. O mais comum é quando se questiona sobre o conhecimento em alguma língua estrangeira. Não adianta mentir, pois mais cedo ou mais tarde, você pode ter problemas. Falar a verdade, lhe dá a possibilidade da empresa optar por escolher você mesmo sabendo que você apresenta algum gap e que isso pode ser resolvido com um simples treinamento.

Não pense também que ficar fazendo entrevistas apenas para ficar medindo seu grau de atratividade no mercado é coisa boa. Imagine um headhunter que possui metas para bater e até mesmo a empresa que o contratou cobrando bons candidatos, com agilidade.

Daí, você que já sabe que não irá sair da empresa atual agora, apenas quer fazer as entrevistas para sentir seu grau de empregabilidade, isso pode ser muito prejudicial para sua carreira. Você pode estar se deparando com recrutadores muito bons e muitas vezes eles sabem que os candidatos estão ali apenas para enrolar. Sugestão, se você não pretende deixar seu emprego, não entre na disputa.

Pesquisando um pouco mais, encontrei as 13 maiores "mancadas" dos candidatos, na opinião dos recrutadores, veja abaixo:

1) Omitir fatores que são requisitos importantes para a posição, como a impossibilidade de mudar de cidade ou de viajar com frequência.

2) Discursar autoelogios, usando adjetivos batidos como dinâmico, criativo, inovador, e tudo na primeira pessoa: eu fiz, eu consegui.

3) Perder a linha de raciocínio contando "causos, ou se justificar em excesso, fazendo papel de vítima.

4) Questionar detalhes pouco importantes em uma primeira entrevista, como qual modelo de celular a empresa oferece.

5) Faltar ao encontro e não avisar com antecedência, ou cancelar e remarcar várias vezes.

6) Não ser transparente ao explicar o motivo do desligamento das empresas em que trabalhou.

7) Não dar bola a uma sondagem por estar bem empregado ou por considerar-se muito competente.

8) Dar sequência a um processo seletivo apenas para testar a empregabilidade, ou para saber se o salário está na média e desistir depois.

9) Fazer leilão do tipo "quem paga mais" entre as ofertas da nova empresa e as contrapropostas da empresa atual.

10) Manter o celular ligado durante a conversa. Pior ainda quando resolver atender.

11) Exceder na ansiedade e ficar perguntando todos os dias sobre o andamento do processo.

12) Insistir para que o entrevistador revele o pacote de remuneração, ou a empresa contratante, antes da hora.

13) Falar de forma negativa ou revelar informações confidenciais sobre as empresas em que atuou e sobre os profissionais com quem trabalhou.

Tenho certeza que ao ler essas "mancadas" que encontrei, muitos podem rebater e dizer muito mais de 13 mancada dos recrutadores também. E acho que pode ser um bom assunto para um futuro artigo.

Mas e você, já se viu em alguma dessas situações?

Conta para nós.

Um abraço e até a próxima...




Fonte da pesquisa citada: Site da Exame



Nenhum comentário:

Postar um comentário