segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Você sabe cultivar um networking?

Olá caros leitores, como estão?

É sempre comum ouvirmos que a melhor maneira de conseguirmos arrumar um emprego é tendo um bom networking.

Já é quase um dito popular - "Quem tem um "QI" bom, tem tudo! QI = Quem indica!

Mas qual é a melhor maneira de mantermos uma boa rede de relacionamentos e principalmente cultivá-las. Mais do que isso, o que é preciso fazer, como entrar em contato com as pessoas, quando?

Pensando em tudo isso, fui pesquisar na literatura de um dos grandes conselheiros profissionais do país, José Augusto Minarelli, e encontrei  algumas dicas para compartilhar com vocês.

Ele dá vinte e uma dicas para o networker:

1) Adote o networking como uma postura de vida e pratique-o regularmente, mesmo quando achar que não está precisando dele.

2) Não espere que os outros tomem a iniciativa de procurá-lo: adote uma atitude pró-ativa e faça contatos com quem valer a pena.

3) De vez em quando, faça contato apenas para saber como estão as outras pessoas. Saiba demonstrar interesse por elas.

4) Preste atenção ao que os outros dizem e contam. Todo mundo gosta de sentir-se importante. Anote no seu banco de dados o que for interessante ou útil.

5) Invista um pouco de seu tempo em "prosear"sem nenhum interesse específico.

6) Quando pedir ajuda a alguém, ajude o outro a ajudar você. Faça um pedido com foco e objetividade. Seja específico.

7) Conheça seus pontos fortes e procure enfatizá-los durante as conversas profissionais sem se mostrar convencido nem arrogante.

8) Nunca faça comentários negativos a respeito de ninguém, especialmente ex-empregadores.

9) Não tenha medo nem vergonha de pedir ajuda. Quando pertinente, use a frase: "Estou com um problema e gostaria de saber se você pode ajudar-me ".

10) Não se aborreça quando sentir certa rejeição ou frieza em algum contato. Tenha paciência e compreensão: a pessoa pode não estar em um de seus melhores dias.

11) Seja sempre mais persistente do que acha que deveria ser, ou seja, continue sempre a buscar seu caminho mesmo quando for preciso mudar de rota.

12) Seja amistoso e realista, isto é, saiba pedir ajuda com educação e gentileza e faça pedidos possíveis. Cuidado para não ser inconveniente.

13) Esteja sempre pronto a ajudar os outros, mesmo que o gesto não lhe traga nenhum benefício direto ou imediato.

14) Mantenha uma atitude positiva diante dos desafios.

15) Torne-se conhecido em seu círculo de relacionamento como uma boa fonte de informações. Para isso, adquira as informações navegando em sites, lendo "mundo" e ouvindo a experiência dos outros. As pessoas passarão a procurá-lo e isso vai fortalecer os vínculos.

16) Em eventos profissionais, procure sentar-se perto de pelo menos uma pessoa desconhecida. Não fique sozinho nem passe todo o tempo com aqueles que você já conhece.

17) Quando for apresentado a alguém, preste muita atenção aos nomes e procure usá-los de imediato para reforçar a memória. Anote o nome da pessoa, caso não tenha sido possível trocar cartões de visita. Não é elegante fazer a anotação na frente da pessoa. Seja discreto.

18) Não se esqueça de utilizar as regras de etiqueta social e de negócios. Todo mundo gosta de se relacionar com alguém educado e gentil.

19) Só mande e-mails personalizados e evite mandar mensagens do tipo spam.

20) Nunca saia de casa sem levar cartões de visita em quantidade suficiente para as pessoas que puder encontrar.

21) Evite a exposição intensa e exagerada junto à sua rede de relacionamentos. Pode ter efeito contrário.

Estou indo perguntar como está um dos meus contatos. E você já fez isso hoje?

Não deixe de registrar aqui caso tenha alguma outra dica.

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário