segunda-feira, 9 de setembro de 2013

O que te motiva em seu ambiente de trabalho?


Motivo + Ação!

Tenho escutando falar muito sobre motivação no ambiente de trabalho. E é interessante pois se pensarmos bem, no passado o homem era motivado pela simples questão da sobrevivência e hoje cada vez mais as empresas tentam fazer mágicas para conseguir motivar seus funcionários.

Não acho que isso está errado não, até porque as pessoas passam a maior parte do seu tempo nas empresas e claro, o fato dessa busca intensa na motivação de seus empregados está completamente ligada ao fato de que é com as pessoas que os resultados vão acontecer e os acionistas ficarão contentes.

Este é um tema que está sempre em alta nas empresas e são sempre discutidos. Muitas empresas inclusive contratam consultorias para fazer com que os funcionários se abracem ou abracem árvores ou até mesmo pagam fortunas para trazer pessoas para fazer palestras motivacionais. Mas afinal, qual a fórmula para motivar os funcionários? Qual a melhor técnica para ser usada na sua empresa?

Bom primeiro é importante entender o que o Aurélio diz sobre a palavra motivação - "Ato ou efeito de motivar; Palavra popularmente usada para explicar porque as pessoas agem de uma determinada maneira. Em psicologia e nas outras ciências do comportamento a palavra tem uso mais limitado. Alguns cientistas vêem a motivação como fator que determina o comportamento."

O fato é que motivação é algo que varia de pessoa para pessoa e vem de dentro de cada indivíduo, ou seja, somente cada pessoa sabe de fato o que o leva a realizar determinada ação, no entanto, não é correto dizer que alguém te motivou, pois a motivação é o conjunto de fatores que te levaram a ter prazer em realizar algo. Algumas pessoas de sucesso, ou grandes palestrantes podem de alguma maneira te inspirar ou estimular, mas a vontade de fazer está em cada um.

Algumas ações, talvez possam impulsionar a motivação no ambiente de trabalho, são elas:

a) Tratar seus empregados com respeito;
b) Acreditar nos seus funcionários;
c) Dar oportunidades a eles;
d) Elogiar e reconhecer;
e) Investir na qualidade de vida das pessoas
f) Permitir horários flexíveis no trabalho
g) Não dê ordens, compartilhe responsabilidades
h) Dê liberdade às pessoas, e surpreenda-se com os resultados

Ah, e se percebeu, não ache que o problema das pessoas é única e exclusivamente os salários, pesquisas feitas, sempre mostram que o salário não é o fator que acaba trazendo maior motivação aos funcionários!


Mas claro, sempre salário sempre dá aquele empurrãozinho, não?

E você, o que te motiva em seu ambiente de trabalho?

Um abraço e até a próxima...




Nenhum comentário:

Postar um comentário