sábado, 21 de setembro de 2013

Qual a regra para se sair bem em uma dinâmica de grupo?


Alguns jovens estão me pedindo para escrever sobre dinâmica de grupo, e claro que não vou escrever aqui que o surgimento da dinâmica de grupo, que foi por causa de um Moreno, Jacob Levy Moreno em  meados de 1912, porque o foco é outro.

A ideia aqui é tentar dar maior clareza sobre o que é uma dinâmica de grupo, pois tem muita gente que quando é chamada para enfrentar uma dinâmica, começa a suar e sentir frio na barriga só de pensar em encarar a situação.



Realmente não é fácil estar junto com todos os concorrentes ao seu lado, com o desafio de tentar chamar a atenção dos selecionadores, respondendo à diversas perguntas e muitas vezes enfrentando a timidez de participar de atividades propostas tudo com o intuito de conquistar aquele sonhado emprego, estágio ou programa de trainee.

A dinâmica nada mais é que um processo seletivo, realizado em grupo e tem o intuito de ver como o candidato/profissional se comporta em situações como aquelas trazidas no processo, que normalmente são reflexos do que pode acontecer no ambiente de trabalho da empresa.

Como o próprio nome diz, dinâmica de grupo, sugere naturalmente ação, atitude, reação, movimento, e, como foi dito acima, envolvendo várias pessoas ao mesmo tempo, esperando sempre uma resposta de cada participante na situação específica.

Normalmente, as situações propostas em uma dinâmica de grupo são desafiadoras e vou trazer aqui processos que já vivenciei, como exemplo, a interpretação de papéis, criar e vender um determinado produto, fazer propaganda de algo, se apresentar publicamente entre muitas outras possibilidades. Quando proposta qualquer ação dessas, os selecionadores estão esperando encontrar ou não nos candidatos, as características que podem ser consideradas primordiais para o cargo que irá ser preenchido. As competências mais comuns que se busquem nesses processos são: atenção, criatividade, autocontrole, iniciativa, trabalho em equipe, flexibilidade, comunicação e não podia faltar a competência liderança.

Já muitas vezes me perguntaram qual o segredo para se sair bem em dinâmicas de grupo, e é muito difícil dar uma receita para isso, pois nunca sabemos o que aquela empresa está buscando e o que está por trás de cada atividade proposta,  mas algumas dicas podem ser bem consideráveis nesse momento e podem lhe ajudar a ter um bom desempenho, são elas:

- SEJA VOCÊ MESMO - não adianta tentar fazer aquilo que você não é. E nessas horas, você está em uma dinâmica de grupo e não em um teste para ser ator ou atriz na Rede Globo.

- CONHEÇA BEM A EMPRESA - Isso é um pressuposto básico, seja para ir para uma dinâmica ou uma simples entrevista, mas aqui especificamente, o desafio acaba sendo um pouco maior, então conhecer os valores, entender como é a cultura da empresa podem facilitar e muito em imaginar o que a empresa vai focar no processo seletivo.

- ATENÇÃO - Atenção, atenção e atenção nas orientações que serão dadas!

- TRANQUILIDADE - sei que pode ser difícil nesse momento, mas pode ser essencial. Tente deixar o medo de lado, foque no que necessita e lembra da dica anterior, ATENTE-SE também ao sinais de tensão para não te atrapalhar.

- NÃO FIQUE CALADO - Mas também não queira ficar aparecendo sem necessidade. Lembre-se, não sabemos o que a empresa está procurando naquele momento, mas ficar calado, não vai passar para os selecionadores absolutamente nada. Então busque participar o quanto pode. Importante: encontrar um espaço para falar, não significa brigar com o colega por esse espaço. E ATENTE-SE ao tom da voz, não fale baixo demais e alto então nem pensar. Informalidade, evite apenas excesso. OPA...de novo, não entre mudo e saia calado.

- ARRISQUE - É a sua chance, busque fazer o seu melhor e não fique pensando demais e se arrepender depois por não ter falado antes do outro. 

Espero que essas dicas possam te ajudar em seus próximos desafios, e claro, se você já participou de dinâmicas e tem mais dicas para compartilhar aqui conosco, não deixe de contar aqui para nós!

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário