quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Você tem um planejamento de carreira?

Planejar não é um assunto muito comum para muita gente. Normalmente as pessoas vão deixando as coisas acontecerem e acabam tendo que lidar com alguns problemas e indefinições ao longo do tempo.

Mas por que estou falando de planejamento? Para perguntar se você planeja ou planejou sua carreira.

Antigamente, as pessoas ficavam anos e anos na mesma empresa e pouco se preocupavam com isso.

Os jovens de hoje, também, mesmo que ficando menos tempo nas empresas, raramente possuem um planejamento de carreira bem definido e ao longo do tempo, indefinições do que se fazer e principalmente para onde seguir acabam aparecendo. Esse tema porém, não é algo que se discute na faculdade ou que as pessoas param para pensar quando estão começando suas vidas profissionais.

Obviamente que não existe nenhum modelo para que as pessoas possam fazer o planejamento de suas carreiras, mas independente da sua idade, do cargo que ocupa e da empresa que trabalha minha sugestão é que você trace os passos pelos quais você quer seguir e faça uma análise sobre as possibilidades e necessidades que você precisa para que possa atingi-las.

Para pensar em tudo isso, é necessário ser muito honesto com você mesmo e se questione:

- O que quero para minha carreira?
- Que posição quero chegar?
- Tenho as competências necessárias para essa posição?
- Tenho o background acadêmico adequado?
- Preciso de experiências em que tipo de trabalho?
- Falo os idiomas necessários?

Esses são apenas alguns exemplos de perguntas que você pode se fazer. Mas o mais importante para tudo isso é...

Trace objetivos para você e não desista! Aproveite e escreva esses objetivos em algum lugar que você está sempre olhando e vá acompanhando. Quebre essas metas em prazos menores, assim você vai se animando com seus avanços.

E claro, deixe claro para seu chefe sobre suas ambições e peça ajuda para que você possa ir se desenvolvendo.

Estou indo fazer uma visita nas minhas metas. E você, tem um plano de carreira para você?

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário