sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Expectativa salarial - Como negociar isso?


Hoje tirei o dia para falar de dinheiro. 


E já que o assunto é esse e falar disso, ou pelo menos ganhar dinheiro, todo mundo gosta, então resolvi trazer aqui um assunto que talvez para muitos possa ser um grande "tabu".

Toda vez que você vai para uma entrevista de seleção, com certeza e quase que sempre no final, você vai receber uma pergunta que é - Qual é a sua expectativa de salário? - como inclusive já postei há algum tempo atrás - As perguntas que mais são feitas durante as entrevistas.

Na ocasião inclusive escrevi que você tinha algumas saídas para essa pergunta, como dizer que o mais importante é o desenvolvimento e que salário é consequencia, mas de fato, tem uma hora que você precisa posicionar-se e colocar a sua pretensão salarial.

E por isso trago aqui algumas possibilidades para que ajude você na hora da falar do seu salário, até porque uma coisa ele terá que cobrir, que é no mínimo o seu orçamento.

Diante disso, a primeira dica é - só você sabe qual é o mínimo que precisa para cobrir seus custos fixos e quanto de dinheiro precisará para manter seus hábitos de consumo. Então, esse é um bom termômetro para se começar a pensar em seu salário.

Jornais e alguns sites na internet costumam trazer pesquisas genéricas sobre muitas posições. Uma boa saída para ficar bem nesse ponto é se interar sobre uma média salarial que as empresas do porte da que você está fazendo a entrevista estão pagando e tomar isso como base até para saber se atinge suas expectativas.

Outro dia também conversando com uma leitora aqui do RH do MORENO, ela estava querendo fazer uma mudança de área, e isso muitas vezes pode fazer com que você dê um passo atrás na sua carreira o que inclui também um passo atrás em seu salário.

E o inverso para mim também é verdadeiro. Se você acredita no seu potencial e já está em um momento de dar um salto na sua carreira, não deixe de arriscar e colocar sua expectativa onde você percebe que sua experiência e contribuição se enquadra.

Mas e na hora que você foi escolhido e a proposta não vem exatamente como você imaginou?

Não deixe nunca de negociar. Primeiro informe que você está contente em ter sido escolhido e que gostaria de entender o quanto a empresa está aberta para negociar aquele pacote. Mostre seus pontos e motivos pelo qual aquele salário não está em linha com sua expectativa e faça isso sempre de maneira séria e profissional. Claro, importante você nesse momento informar o quanto você estava esperando.

Outro ponto que pode lhe ajudar muito é você se basear no seu último salário e a partir daí, ter uma noção de quanto o mercado está pagando mais ou menos.

Mas o principal, acima de tudo valorize-se sempre e não deixe de transformar o valor que você vai agregar em dinheiro!

E você tem mais alguma dica para dividir conosco?

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário