sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Jovem iniciando no mercado de trabalho




Ontem foi um dia interessante. Ao mesmo tempo que eu curtia a foto de um amigo no facebook pelo nascimento da filha e todo feliz, escutava ao meu lado uma conversa entre um pai jovem aflito e preocupado e sua filha de 16 anos.

Com raras exceções, a vontade de chegar logo a idade que parece que tudo se transforma é algo mais que comum entre crianças e pré-adolescentes. Tudo mirando a tão sonhada independência, autonomia, respeito e claro, finalmente, a chegada hora de ganhar o próprio dinheiro.

Incrível, se é que posso dizer isso, mas realmente é a hora que o adolescente começa a ter "formiga"por querer trabalhar, ter um registro na carteira de trabalho (CTPS) pensando que finalmente irá se livrar das negativas dos pais sobre sair para a balada e principalmente conseguir ter o próprio sustento. Em muitos casos, precisam sair para trabalhar para sustentar a família.

Mas quero voltar a conversa que eu escutava no telefone:

Primeiro o pai tentava mostrar a jovem que ela tinha que parar de achar que morar na casa da mãe ou pai não iria mudar a tal liberdade e as tais responsabilidades no lar.

Falou-se sobre cuidados com o namorado, o reforço dos cuidados para não engravidar, etc... A conversa foi longa, mas não vem ao caso aqui para o intuito desse post.

Mas algo sim me chamou a atenção, quando o pai soltou a pergunta:

- Ah é, você quer trabalhar para morar sozinha?
Pela próxima pergunta, possivelmente veio um sim!

- Então tá, quanto você acha que deve ser o seu salário para você se sustentar?
Pela surpresa e interrogação dele...ela disse: 500 reais.

Senti com isso que essa jovem precisa se informar mais sobre o mercado de trabalho para poder cair numa possível realidade e por isso, depois dessa longa introdução, quero dar algumas dicas para ela e para os jovens, que como ela estão doidos para começar a trabalhar:

1) Estudar é o melhor remédio. Não pare nunca. Se você está para entrar no Nível Médio, verifique se o melhor não é ter um Ensino Médio de Nível Técnico, se já cursou o Ensino Médio, escolha um bom curso superior. Se tem nível superior, busque uma pós-graduação e assim sempre!

2) Domine a Informática. Não ache que acessar facebook é o suficiente. Tente aprender como navegar de fato na internet e garantir algumas habilidades básicas em Word, Excel e Power Point. Começar a arranhar o inglês já pode fazer muita diferença.

3) Já tirou sua CTPS? Não sabe o que é isso? Carteira de Trabalho e Previdência Social - Clique Aqui


 E não esqueça...


CRIE UM BOM CURRÍCULO


Um bom primeiro currículo pode ser muito difícil de escrever, e embaraçoso de entregar a um potencial empregador quando se tem pouca fé nele. Aqui estão algumas orientações para criar um currículo inicial que impressione.
Use o formato de currículo funcional, enfatizando suas competências e conquistas, ao invés de títulos e datas de empregos, que são mais usados em um currículo em formato cronológico.
Use uma fonte comum, de fácil leitura. Arial, Helvetica, Times New Roman e Garamond são exemplos de fontes básicas. Usando-as, poderá imprimir seu currículo da maioria dos computadores.
Não use papel colorido ou com perfume. Papel sulfite branco liso não é caro e é muito aceitável.
Certifique-se de que suas informações de contato são recentes e estão corretas. Use o número do seu telefone de casa mais um número alternativo (como celular) e email se você tiver um. Mas, se o seu email for engraçadinho, como gostosao@hotmail.com, seria uma boa idéia criar um novo, mais sério, para buscar trabalho, usando alguma versão do seu nome real.
Mantenha seu currículo curto (uma página ou menos). Empregadores não esperam receber longos currículos de pessoas jovens.
Você pode começar seu currículo com a seção “Objetivo”, dizendo ao potencial empregador que tipo de trabalho você esta procurando e explicando por que você seria bom para esse tipo de emprego.
Se você não tiver nenhuma experiência no ramo, não invente coisas. Honestidade é uma característica importante e valorizada. Use experiência voluntária ou trabalhos que tenha realizado para a comunidade. Você poderia até listar trabalhos eventuais como babá e manutenção de jardins, e enviar em anexo cartas de referências dos seus “empregadores”.
Em “Educação”, você deve mencionar sua maior nota alcançada. Mencione também prêmios dos quais você se orgulha. Preste atenção especial aos cursos que podem ser úteis para o emprego em vista.
Em “Habilidades Especiais”, liste conhecimentos de software, talentos apropriados ao trabalho, ou até mesmo as características vencedoras que possui.
Um erro bastante comum feito por pessoas jovens em busca de emprego é subestimar as capacidades e habilidades que elas podem levar ao ambiente de trabalho. Se você participou de um clube, então você já demonstrou possuir dedicação e facilidade em se relacionar com pessoas. Se você esteve envolvido na organização de um evento, desde uma venda de bolos a um baile ou torneio de videogame, então você provavelmente teve que usar ou desenvolveu capacidades administrativas e organizacionais. Qualquer atividade em que você esteve envolvido, provavelmente acrescentou algo ao seu conjunto de habilidades. E mesmo que você nunca tenha se envolvido em atividades extracurriculares, deve pensar nas outras coisas que você fez. Se tirou sua carteira de motorista, participou de um time (aprendendo a trabalhar com outras pessoas e contribuindo como um membro do time) ou escreveu para o jornal da escola, você possui competências. 
O truque é reconhecê-las, pensar nelas em termos de como elas poderiam ajudar num emprego futuro e usá-las para ajudá-lo a entrar no mercado de trabalho.
Sandy Cabral, uma facilitadora de workshops sobre busca de emprego noWelcome Centre em Vaughn, recomenda conferir a lista de competências empregáveis.
Essa lista pode te ajudar a identificar habilidades transferíveis que são essenciais no mercado de trabalho para que você possa incluí-las no seu currículo.

DICAS DE NETWORKING (CONTATOS/RELACIONAMENTOS)

Muitos livros e websites sobre busca de trabalho destacam o valor do networking. Mas que tipo de networking você pode fazer se ainda é jovem e inexperiente
Seus pais podem ficar atentos por você. Se você tem irmãos mais velhos, irmãs e primos, pode haver alguma chance de eles te recomendarem para empregos dos quais estejam saindo para ir à faculdade ou por que arrumaram um novo emprego.
Os amigos de seus pais podem estar em posições de autoridade. Mesmo que eles não estejam diretamente envolvidos com o processo de contratação, você pode se aproximar deles através de seus pais e pedir que fiquem atentos à oportunidades.
Amigos empregados podem saber de oportunidades no local onde estiverem trabalhando.
Professores que ficaram impressionados com seu desempenho na sala de aula podem saber de vagas de empregos, e muitos deles se prontificam a ser referência. Use-os.
Coordenadores de voluntários podem ser muito úteis. Se você os impressionar durante suas horas de voluntariado, eles te farão favores como escrever cartas de referência, concordar em ser uma referência sua e talvez até te contar sobre oportunidades que encontrarem.
ESPERO QUE SEJA UM BOM INÍCIO E SUCESSO EM SUA CARREIRA!
Um abraço e até a próxima...

Fonte: Algumas dicas retiradas do Oitoronto.com

Um comentário:

  1. Excelente texto e orientação. Dividir conhecimento é trazer para si o reconhecimento da obra que o indivíduo realiza deixando sua marca no mundo.

    ResponderExcluir