terça-feira, 12 de novembro de 2013

Qual a nova estratégia de aprendizagem das empresas?


Hoje o RH do MORENO está abrindo uma nova área e trazendo convidados para ajudar a deixar o blog ainda mais útil e interessante para você.

E com vocês, nada mais e nada menos que uma bailarina clássica formada, Paulistana de nascença e Sorocabana de coração - é assim que ela mesmo se apresentou para o RH do MORENO.

Convido vocês caros leitores, a receberem com todo  carinho, Priscilla Salaorni de Godoy, que hoje  traz um artigo sobre Universidade Corporativa.

Um abraço e até a próxima...

Priscilla,

Formada em Administração de Empresas com ênfase em Marketing pela ESAMC Sorocaba, Pós Graduada em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo Mackenzie, certificada em Analista Quântica.

Possui mais de 10 anos de experiência profissional na área de Recursos Humanos em empresas nacionais e multinacionais, como Grupo Premium, Metso, Brenco, PepsiCo, sendo que por 6 anos como especialista com foco em Desenvolvimento Organizacional e Educação Corporativa. 

Atualmente é Coordenadora de Desenvolvimento Organizacional na Diageo e tem grande experiência em Gestão de Talentos, Educação Corporativa, EVP (Employer Value Proposition), Programas de Reconhecimento, Desenvolvimento de Liderança.




Boa noite caro leitor, após o convite do RH do Moreno, fiquei pensando em um tema para compartilhar com vocês e escolhi um tema que está super em alta - Universidade Corporativa. Espero que gostem!


UNIVERSIDADES CORPORATIVAS:  UMA NOVA ESTRATÉGIA DE APRENDIZAGEM

12/11/2013

Com a velocidade que ocorrem as mudanças atuais, o mercado de trabalho extremamente competitivo, a falta de mão de obra qualificada, as muitas pressões corporativas, preocupação com a motivação de funcionários, com o crescimento de carreira, e principalmente, onde trabalho e o capital intelectual são essenciais e andam em paralelo, muitas empresas começam a refletir sobre os resultados e retornos positivos que o investimento em capacitação de seus funcionários trazem para a organização.

De fato as tendências do mundo atual têm influenciado as empresas na busca da aprendizagem. A necessidade da reciclagem de nossos conhecimentos é percebida de modo individual e também organizacional. 

As pessoas estão dispostas a desenvolver e aumentar seu conhecimento/capacitação, porque percebem as possíveis ameaças do ambiente sobre a passividade intelectual, abalando principalmente questões de segurança profissional.

Neste contexto, muitas empresas passaram a trabalhar de forma preventiva e proativa com relação à capacitação de seus funcionários. 

Algumas tem investido na implantação de Universidades Corporativas que tem por objetivo criar programas de capacitação vinculado entre os resultados e estratégias da empresa e competências funcionais/organizacionais.

Este modelo tem se mostrado como um grande fator de atração e retenção de talentos, pois cada funcionário tem sua trilha de conhecimento desenhada especificamente para seu cargo, nível e área de atuação. 

Além disso, acaba integrando o trabalho e a aprendizagem de maneira mais consistente, como forma de ampliar as habilidades, qualificações e competências dos funcionários. 

Ou seja, o retorno é certo para ambos os lados - para os funcionários, pois muitos interpretam que as empresas estão  investindo em sua carreira, agregando valor para seu curriculum cuja a validade não restringe àquele emprego, e para a empresa pois visa à continuidade da prestação de um serviço de qualidade para a empresa.

Ficou interessado em empresas que utilizam as Universidades Corporativas como desenvolvimento de seus funcionários? Então veja abaixo algumas empresas que trabalham com este modelo:

·       Ambev
·       Amil
·       Algar
·       BankBoston
·       Datasul
·       Givaudan
·       McDonald’s
·       Telemar
·       Motorola
·       Petrobrás
·       Pepsico

Nenhum comentário:

Postar um comentário