segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Que dia da semana se faz um desligamento?


Eu sei que o mês de dezembro não é um bom mês para se falar em desligamento, mas infelizmente, isso faz parte do mundo das organizações.

E na verdade esse tema veio a tona para mim porque acho muito interessante como as pessoas ficam realmente desconcertadas quando precisam fazer o desligamento, o que para mim, acho que é natural isso, pois não é fácil você tomar a decisão de desligar uma pessoa que você trabalhou por algum tempo, tentou fazer com que o desempenho melhorasse, etc., mesmo que isso seja algo que pode acontecer a qualquer momento, seja você sendo demitido, ou até mesmo demitindo a empresa.

Mas o que quero dizer aqui é sobre alguns pontos que acho importante dividir e que pode ser útil para você gestor ou até mesmo empregado.



Quantas vezes você já não ouviu dizer que não se desliga ninguém na sexta feira? De onde vem isso?

Na verdade, o momento para se fazer o desligamento é muito importante. É comum que os desligamentos aconteçam no começo da semana por conta da ansiedade e preocupação que vai gerar no funcionário demitido. O começo da semana permite que a pessoa já no dia seguinte pode ir atrás de novas oportunidades e ir absorvendo bem a notícia. Na sexta feira, a pessoa precisa esperar até a próxima segunda para começar a contatar outras empresas e sentir como está o mercado. 

Claro que não é do dia para a noite que normalmente a pessoa irá conseguir arrumar outro trabalho, mas essa preocupação por parte da empresa é apenas mais um cuidado com relação ao comportamento que pode ser gerado com a notícia da dispensa.

Outra pergunta que me fazem muito é quem é o responsável por fazer o desligamento?

Aqui sou muito enfático na resposta - O GESTOR DIRETO!

Vejo muita gente querendo transferir essa responsabilidade para o RH, mas ninguém melhor que o gestor para poder explicar as razões do desligamento. 

O RH pode e deve ajudar o gestor,  orientando-o e ajudando-o em como ele deve fazer a conversa.

Aplico a entrevista de desligamento quando?

Conheço muitas empresas que aplicam a entrevista de desligamento para todos os funcionários que saem da empresa, seja através de pedido de demissão ou até mesmo que saem por vontade da empresa.

Na minha opinião, devemos aplicar a entrevista de desligamento apenas para aqueles que pedem para deixar a companhia por vontade própria. 

Essa ferramenta pode ser muito útil para a empresa, pois pode se detectar muitos problemas que não estavam claros, mas quando você demite alguém, a cabeça dela está em todos os lugares, menos em ajudar o RH a melhorar os processos. Acho que é mais respeitoso também. #minhavisão

E já que estamos falando dos bons costumes, se você é gestor e acabou de fazer um desligamento, não deixe seus outros colaboradores preocupados ou fazendo grandes fofocas sobre o ocorrido. Volte para a área o mais rápido possível e já faça o comunicado do motivo que levou a fazer o desligamento daquele colega. Isso evita ansiedade dos que ficam, em ficar pensando "Quem é o próximo?"e também aquela rádio corredor generalizada.

E você tem mais algum ponto ou dúvida sobre desligamentos? Mande para cá!

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário