domingo, 2 de fevereiro de 2014

Contatos Profissionais: Milhares de Conexões no Linkedin funciona?


Tenho conversado com muitos clientes que apresentaram as mesmas dúvidas nos últimos dias e resolvi trazer um pouco aqui do que eu vejo sobre disparar convites para todo mundo no Linkedin.

O Linkedin é uma rede que hoje no Brasil vem sendo muito utilizada por muitas empresas, muitos headhunters para buscar candidatos e por muitas pessoas para que possam achar novas oportunidades de emprego.



Porém cuidado! Ter milhares de conexões no Linkedin não significa que você está tendo um super relacionamento profissional. Pelo contrário, isso não significa nada. Somar mais pessoas na sua rede e não utilizar isso para relacionamentos concretos, não tem utilidade alguma.

Foco é muito importante para esse relacionamento. Tenha claro o motivo que você está adicionando as pessoas e tente não adicioná-las somente quando você está em busca de oportunidades. Muitas vezes você também pode ser um contato útil para a outra pessoa, seja pela empresa que você trabalha ou trabalhou, pela experiência na sua área de atuação onde você pode colaborar com ideias e sugestões, etc.

E isso você pode fazer já direto no convite que você manda. Mudar aquele texto pronto que o Linkedin recomenda já deixa claro que você está mostrando que tipo de interesse está tendo e seja objetivo.

E outra dica importante - se você realmente está disposto a fazer conexões e montar uma rede de relacionamento profissional pelo Linkedin, invista tempo na rede como se você tivesse no Facebook. Sim, isso mesmo! Hoje a redes sociais que o brasileiro mais investe tempo são no facebook e no twitter, para diversas coisas, mas não para contatos profissionais.

E mais, tenha participações ativas nos grupos, sendo objetivo, mostrando que está interessado nos assuntos e fazendo suas colocações sobre suas opiniões e até mesmo experiências que tem sobre o tema. Isso com certeza pode chamar a atenção de pessoas que podem ser importantes para seu relacionamento profissional.

Pense nisso!

Tem outras dicas? Conta aqui para nós.

Um abraço e até a próxima...

Foto: Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário