segunda-feira, 31 de março de 2014

Você sabe lidar com assédio sexual no trabalho?

O blog vai pedir licença para falar de um assunto absurdo que provocou milhões de manifestações pelo Brasil todo.

Uma pesquisa do Ipea, divulgada no dia 28/03/2014, sim, 2014 - vocês não leram 1914 não...apontou que 58,5% dos 3.810 entrevistados concordaram totalmente ou parcialmente com a seguinte afirmação:

"Se as mulheres soubessem se comportar haveria menos estupros"

O dado aparece no estudo Tolerância social à violência contra as mulheres, realizado pelo Sistema de Indicadores de Percepção Social.

Não parou só por aí não...

A pesquisa aponta ainda que, para 42,7% dos entrevistados, mulher com roupa que mostra o corpo merece ser atacada. Além disso, 63% concordaram, total ou parcialmente, que "casos de violência dentro de casa devem ser discutidos somente entre os membros da família". E mais: 89%, somando aqueles que concordaram totalmente que "a roupa suja deve ser levada em casa". O percentual dos que acreditam que "em briga de marido e mulher não se mete a colher"também foi alto": 82%.

E você acha que isso é diferente nas empresas? NÃO É NÃO!

Mulheres sofrem muito com o machismo no mercado de trabalho. Infelizmente já ouvi dezenas de relatos de amigas e colegas que já sofreram de alguma maneira algum assédio. Seja através de piadas, através de um comentário mais abusado ou até mesmo de comportamentos.



Assédio sexual em si é a concessão de vantagens e envolve uma relação de poder, ou seja, chefe - subordinado. Mas posso garantir, que assédio sexual pode acontecer em qualquer tipo de relação profissional, qualquer que seja a hierarquia.

Na dúvida, não tenha medo de procurar sua área de recursos humanos e buscar orientações. E claro, se a sua empresa tem uma área específica que cuida desse tipo de situação, melhor ainda, procure-os! - não se cale nunca!

Ah...assédio sexual é crime e inclusive pode dar cadeia!!!

Precisamos evoluir e muito Brasil. 

Mulheres desse meu Brasil, não se deixem levar pelo pensamento machista desse país, você pode tudo!

Um abraço e até a próxima...

Imagem: Google
Fonte: IPEA



Nenhum comentário:

Postar um comentário