quarta-feira, 4 de junho de 2014

Insalubridade? Periculosidade? Você sabe o que é isso?


Aproveitando que estamos na semana que se comemora o dia do Profissional de RH, resolvi escrever sobre alguns termos e processos que a área cuida e que muitas vezes, só porque são geridas pela área de administração de pessoal, não recebem o devido valor.

E para fazer jus a essa homenagem o blog resolveu compartilhar alguns termos e alguns trabalhos que requerem muita atenção das pessoas que trabalham nessa área.

Para começar, vamos falar sobre os adicionais de  Insalubridade e Periculosidade.



O que significam esses termos?

Você sabe quem tem direito?

Vamos lá...


Adicional de Insalubridade

O adicional de Insalubridade é devido aos funcionários, cuja atividade profissional esteja exposta a agentes nocivos a sua saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e do efeito. 

(Norma Regulamentadora No 7) NR-7


Existem três Graus de Insalubridade:


Grau Mínimo – 10% do salário mínimo vigente;
Grau Médio – 20% do salário mínimo vigente;
Grau Máximo – 40% do salário mínimo vigente;

A definição da existência da insalubridade e o grau da mesma, serão definidos por laudo técnico, através da área de segurança do trabalho, em que o valor devido será proporcional à quantidade de dias trabalhados. 

Adicional de Periculosidade

O adicional de periculosidade é devido aos funcionários, que na forma da regulamentação aprovada pelo Ministério do Trabalho, no exercício de suas atividades estejam em contato permanente com inflamáveis, eletricidade ou explosivos em condições de risco.

O empregado que trabalhar em condições de periculosidade receberá um adicional de 30% sobre o salário que percebe.

Esse percentual não será devido sobre participação nos lucros ou premiações. Será proporcional apenas à quantidade de dias trabalhados no mês.

Caso o funcionário trabalhe em ambiente insalubre e periculoso só terá direito a um dos adicionais, ou seja, aquele que for maior. 

Espero que tenha ajudado um pouquinho!

Parabéns ao Profissional de RH!!!

Um abraço e até a próxima...

Nenhum comentário:

Postar um comentário