quinta-feira, 24 de julho de 2014

Eu x meu chefe x meus Valores - E agora?


Atire a primeira pedra quem nunca reclamou de um chefe!

E assim a vida corporativa vai caminhando, ora com a sorte de ter um chefe que te entende e que você se identifica e ora um chefe que não entende nada de gestão, que não sabe nada do que você faz, que só pensa na carreira dele e é extremamente egoísta e assim vai...



E o que fazer nessas horas?

Você já deve ter visto muitas pesquisas ou quase que já se tornou um senso comum aquele velho ditado - não deixamos as empresas, deixamos os chefes.

E assim é em qualquer lugar, qualquer empresa, qualquer segmento, qualquer, qualquer e qualquer.

Um antigo chefe meu um dia usou uma frase que com certeza você já deve ter ouvido:

- Por que sempre achamos que o gramado do vizinho é mais verde que o nosso? E pensando assim, vamos entrando em movimentos cíclicos e sempre repetitivos, simplesmente porque não encaramos o problema de frente!

Fazendo uma analogia ao casamento, você também já deve ter ouvido que quem precisa mudar é você e não o seu marido ou esposa, ou seja, não espere que eles mudem, a mudança está em nós. E isso serve para os relacionamentos com os chefes também!

Primeiro de tudo, ele é apenas o chefe do momento. Claro que você tem total decisão em escolher se você quer continuar com ele ou não, afinal de contas, o mercado está aí, e é só buscar uma nova oportunidade. Mas muitas vezes, também vamos aturando algumas situações, ficando doentes, ficando quietos e engolindo aqueles verdadeiros sapos, simplesmente porque não mudamos nossa postura e maneira de encarar o problema.

E muitas vezes o que escuto é que o comportamento ou a maneira como o chefe lida com o time ou com você mesmo não bate, ou conflita com aquilo que você acredita, ou seja, com os seus valores.

O que não paramos para pensar, e que é completamente contraditório, é que talvez o fato de não ter conversas francas com o chefe, expondo que o processo não está legal, e, até mesmo mudar a maneira de agir para que você comece a fazer alguma coisa que acaba "agradando" ele, é também muito conflitante com os valores que normalmente você fala que tem, não?

Só lembrando, que se o problema é ético, o que você deve fazer mais do que nunca é buscar outro tipo de ajuda - relatar o caso para o gestor do seu gestor, ou para a área responsável por investigações de situações que não atendem políticas ou procedimentos, etc.

Tirando isso, será que você não está apenas tentando achar alguma desculpa para se acomodar e achar que o problema é só o seu chefe?

Tem uma outra frase que escutei esses dias, que muitas vezes, acaba-se aceitando determinadas situações, simplesmente, porque se tem juízo ou tem dívidas para pagar. Isso também não está um pouco contra os seus valores? É melhor ficar quieto e não se posicionar porque temos juízo ou contas para pagar? 

E você acha que é fácil?

Claro que não, não estou dizendo que é fácil, mas o convite que quero fazer aqui para a reflexão é: se você aceita ou tem consciência que esse momento você "precisa" ou não tem como escapar em passar por isso, e você não quer se expor, então tente fazer o seu melhor para fazer diferente! Com certeza isso pode tornar seu futuro ou até mesmo seu presente muito melhor! 

Ah, e já que hoje estou lembrando de muitas frases ou ditos populares, aqui vai mais alguns:

Talvez você é daqueles que acredita que um mau acordo é melhor que uma boa briga. 

E não vale responder:

A corda sempre arrebenta para o lado mais fraco! :-)

Está tendo ou já teve problemas com seu chefe? Como é a melhor maneira de encarar?

Conta aqui para nós.

Um abraço e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário