terça-feira, 29 de julho de 2014

Mentiras que os currículos contam! Saiba quais são.


Quem nunca contou uma mentirinha que atire a primeira pedra!

E hoje vim aqui para contar que vasculhando pela internet, achei uma lista das mentiras mais comuns que as pessoas costumam "contar" em seus currículos.

E achei tão curiosa a lista, que mesmo sendo de 2012, hoje ainda percebo que continuam muito parecidas e resolvi trazer aqui o tema para vocês.

Mas de fato, alguns pontos me chamou muita atenção:



Como essas pessoas fazem para explicar coisas básicas como estado civil por exemplo?

Porque vamos lá - você falar que tem inglês fluente por exemplo - pode até fazer você ser chamado para uma entrevista, porém, logo você pode ter que testar sua fluência e pronto - mentira desfeita.

Mas, você dizer que é solteiro ou casado - como fica depois que você entrar? Mas, mais do que isso - mentir para que? Qual o sentido nisso?

E isso vale para qualquer item do seu CV.

Sugestão - Não minta em seu currículo ou nas informações que você passa para a empresa, pois a probabilidade de ser encontrada a verdade depois é muito grande - é quase que aquela história - mentira tem perna curta!

E ai, se a empresa te contrata e depois descobre, tem todo direito de te chamar para esclarecimentos, e se você não conseguir se explicar - possivelmente sua demissão está mais do que decretada! 

Além disso, você vai ficar em uma situação bastante vergonhosa não?

Também, profissionais que já fazem entrevistas há algum tempo, sabem facilmente como checar essas informações durante a conversa e você acaba não passando na entrevista e muitas vezes nem sabe o motivo.

Dê uma olhadinha no seu CV, e verifique se a história que você conta é de fato a que está escrita, e mais do que isso, é a que você vive ou viveu de verdade. Tenho certeza que vai te dar mais tranquilidade na hora de fazer a entrevista - afinal de contas, você poderá ser você mesmo!

Segue a lista de inverdades mais comuns que encontrei no site trabalhando.com:

1) Formação Acadêmica

2) Fluência em idioma estrangeiro

3) Falsa experiência na área em que deseja atuar

4) Acréscimo de atribuições no cargo anterior

5) Últimos cargos supervalorizados

6) Salário Anterior

7) Maior tempo de permanência na antiga empresa

8) Curso de Informática

9) Participação inexistente em trabalhos voluntários (cuidado hein - Deus está vendo :-))

10) Garantia de mobilidade e flexibilidade

11) Estado civil (não deixe sua parceira saber disso)

12) Idade

Outro ponto muito comum que já presenciei e escutei é sobre a carteira de motorista. Algumas empresas não tem um processo onde se verifica a pontuação da carteira antes de contratar o candidato que depende dela para a função que irá exercer, porém, contrata o candidato e na primeira semana já se depara que o mesmo está com a carteira cancelada por excesso de pontos/multas - Normalmente não há muito que fazer - é desligamento imediato.

Isso pode até ser que não seja uma mentira, mas se é uma condição para seu trabalho, fique atento para não ser pego de surpresa!

Você conhece alguém que já teve algum problema com essas mentirinhas? Conta para nós!

Um abraço e até a próxima...


Nenhum comentário:

Postar um comentário