segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Serendipidade - Sabe o que é isso? As férias podem trazer isso para você!


A palavra "férias" surgiu das palavras latinas feria ou feriae, que designavam um dia de descanso entre os romanos e, mais tarde, foram ligadas aos feriados de ordem religiosa.

No século XIX, esse direito foi instituído pelos ingleses. Já no Brasil surgiu, inicialmente, em 1925, em algumas empresas e, depois, em 1943, se tornando uma lei para todos os empregados. De acordo com a CLT -Consolidação das Leis Trabalhistas, um indivíduo poderá tirar férias depois de trabalhar 12 meses, ou seja, um ano. Durante esse tempo, o funcionário continuará recebendo sua remuneração e um adicional de 1/3 do salário normal. Desde então, todo trabalhador tem direito a 30 dias de descanso após 12 meses de trabalho.

E claro que as férias surgiram para dar aos trabalhadores o merecido descanso e que ao voltarem ao trabalho, pudessem começar a render mais, se tornando um ciclo natural do trabalho aqui no Brasil e no mundo. Atualmente estamos na era do conhecimento, o que exige muito também do intelecto dos profissionais, ou seja, que os profissionais cuidem do corpo e da mente.



Nada melhor que trabalhar o corpo e a mente vivendo momentos diferentes do cotidiano e principalmente, jogando conversa fora, praticando esportes, viajando ou simplesmente descansando.

Até aqui, parece que nenhuma novidade, não?

Mas talvez o que você não sabe, é existe um negócio chamado Serendipidade e que os americanos levam muito a sério. Serendipidade é a faculdade ou o ato de descobrir coisas por acaso. E o que eles acreditam é que esses momentos acontecem quando as pessoas estão relaxadas, com a mente descansada, falando coisas desprovidas de qualquer regra ou processo. 

E onde isso tem maior poder de acontecer? 

Nas férias!!! Ou em empresas que invistam nesse tipo de cultura, que ainda não é muito comum aqui no Brasil.

Agora que você já sabe disso, que tal pensar como você pode ativar sua serendipidade (se é que pode falar assim) e ficar ainda mais motivado depois de suas próximas férias? Ou até, chegar muito motivado a tomar decisões, criar novos projetos, campanhas, fazer coisas diferentes, etc.

Tenho uma amiga que diz que o melhor a se fazer nas férias é presentear todos os sentidos com novos cheiros, novas paisagens, novos momentos e assim vai.

Bem, e já que o assunto é férias, importante ressaltar que o RH DO MORENO vai dar uma pausa pelos próximos 15 dias - porque depois de 1 ano e meio no ar - chegou a hora de buscar novas ideias e novas experiências de leitura para você leitor(a).

Para você que fica - bom trabalho e boa leitura!

Para você que também vai de férias - Ótimo descanso e muita serendipidade para você.

Um abraço e até a próxima...





Nenhum comentário:

Postar um comentário