sábado, 20 de setembro de 2014

TESTE: Você tem um bom gestor?


Existem muitas ferramentas para medir a efetividade dos gestores dentro das organizações. Algumas empresas, em suas pesquisas de clima, colocam algumas perguntas sobre liderança, outras, possuem pesquisas/ferramentas específicas para medir a efetividade de seus gestores, e assim vai.



E pensando nisso, fiz uma rápida busca em meus materiais e também na internet e resolvi criar um teste bem simples aqui para ajudar você a avaliar o seu chefe. E claro, se você é gestor, você pode fazer sua auto avaliação também.

O intuito foi colocar 18 pontos que são cruciais para qualquer gestor e com uma simples avaliação de 1 a 3 - onde 1 seria Não, 2 - De vez em quando e 3 - Sim - sempre, você conseguirá identificar quão bom é seu chefe.

Então, para cada ponto abaixo, avalie de 1 a 3 conforme legenda acima e no final some para saber o total de pontos obtidos. No final do teste, você tem uma outra sugestão de legenda para refletir sobre seu gestor. Bom teste para você!

1) Meu gestor fornece feedbacks regularmente
2) Meu gestor solicita feedbacks sobre ele(a)
3) Meu gestor constrói relacionamentos
4) Meu gestor delega buscando desenvolvimento de seus diretos
5) Meu gestor compartilha informações
6) Meu gestor diz "obrigado"
7) Meu gestor é um modelo a ser seguido
8) Meu gestor age de acordo com o que fala
9) Meu gestor está sempre disponível
10) Meu gestor celebra tentativas
11) Meu gestor celebra sucessos e fracassos que ensinam algo importante
12) Meu gestor incentiva o trabalho em equipe
13) Meu gestor celebra sem aviso prévio
14) Meu gestor recompensa as entregas e não as relações
15) Meu gestor permite erros
16) Meu gestor promove a participação
17) Meu gestor define metas 
18) Meu gestor se preocupa com meu desenvolvimento

Entre 46 - 54 pontos - Você tem um bom gestor :-)
Entre 27 - 45 pontos - Seu chefe está no caminho, mas ainda precisa melhorar :-|
Abaixo de 26 pontos - Acho melhor você procurar um outro chefe. :-(

E aí? Você está em boas mãos?

Um abraço e até a próxima...



Nenhum comentário:

Postar um comentário