segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

É permitido namorar alguém da mesma empresa?


Nesse último sábado, dia 06 de dezembro de 2014, Sr. Francisco Moreno e Sra. Ivani Moreno, meus pais, completaram 45 anos casados - o que é chamado de Bodas de Rubi.

Esse lindo e marcante momento, me fez voltar ao tempo e relembrar minha mãe contando como tudo havia acontecido, quando coincidentemente, trabalhavam na mesma empresa.

O Chiquinho, assim conhecido já naquela época, se mostrou interessado pela Ivani e resolveu convidá-la para um passeio. Ela, depois de algum charme que era comum naquela época, acabou aceitando, e a partir dali, vivem felizes há 45 anos.



E assim, com essa pequena introdução, posso tranquilamente dizer, que existem empresas ainda hoje, que são completamente antiquadas. Trago isso, porque hoje, um dos meus coachees me abriu uma situação muito parecida, porém com um pequeno problema - ele está namorando com uma colega de trabalho, mas a empresa não pode saber em hipótese alguma, pois não é permitido.

Quando ele me contou essa situação, logo me lembrei do famoso caso da rede de supermercados Walmart esse ano, que foi condenada a pagar uma indenização de 30 mil reais por danos morais a um funcionário que havia sido demitido por namorar uma outra funcionária da empresa. 

E é claro, e ainda bem, que isso é o mais óbvio de acontecer - a justiça estar no lado do bem nesse caso.

Nenhuma empresa, mesmo que coloque isso explicitamente e claramente em suas políticas internas, pode contrariar a lei - TODO CIDADÃO TEM DIREITO À VIDA PRIVADA.

Existem algumas medidas que a empresa pode tomar, como por exemplo solicitar aos funcionários que documentem qualquer tipo de situação que seja passível de conflito de interesse, exemplos:
          * namorar o(a) chefe ou o(a) subordinado(a) direto(a)
          * namorar alguém da concorrência
          * namorar alguém que trabalha como fornecedor(a)
          * namorar alguém mesmo que seja de outro departamento

É muito importante que os funcionários sejam transparentes e corretos nesse tipo de situação. Até porque, quanto mais se tenta esconder, o próprio casal acaba não vivendo de maneira tranquila e feliz, pois pode ser encontrado juntos em qualquer restaurante, passeio, etc, o que acaba causando um certo desconforto para todos os lados.

Já vi situações em que não foi declarado para empresa que havia um relacionamento, e um dos lados acabou recebendo uma proposta para ser expatriado. Nessa hora, não tem mais como esconder e acabou ficando uma situação bastante desagradável.

Mas o Walmart não está sozinho nessa história não, segundo uma pesquisa da Trabalhando.com - 56% das empresas pesquisadas, disseram que proíbem esse tipo de relacionamento, o que ainda é um percentual muito alto para os dias de hoje.

Mais do que isso, na minha visão, é tentar usar do "poder" para coibir algo que muitas vezes não se pode controlar.

E quando estava contando esse caso para o Sr. Chiquinho, meu pai, ele, do jeito dele de contar os causos, sabiamente me disse - as empresas deveriam ficar felizes que algo como o AMOR foi fruto dessa ou daquela empresa, não existe nada mais bonito que o AMOR.

Bem, e depois de escutar isso, acho que não tenho mais nada a dizer, afinal de contas, esse que vos escreve, é fruto de mais um bonito caso de AMOR.

Um abraço e até a próxima...



Nenhum comentário:

Postar um comentário