domingo, 21 de dezembro de 2014

Empresas comprometidas com os direitos LGBT


No último dia 10 de dezembro, foi realizado o oitavo Fórum de Empresas e Direitos LGBT. O evento foi marcado pela formalização a adesão à carta com os "10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT".

A cerimônia contou com 14 empresas que se comprometeram publicamente a fortalecer ou criar ações ligadas à promoção dos direitos LGBT:

Carrefour
IBM
P&G
Accenture
BASF
Caixa
HSBC
GE
DuPont
Dow
PwC
Pfizer
Whirlpool
Monsanto




Criado em março de 2013, o fórum visa envolver empresas em torno do compromisso com o respeito e com a promoção dos direitos humanos de pessoas lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais. Atualmente, o fórum reúne mais de 80 companhias de grande porte e conta com um comitê gestor constituído pelas empresas Carrefour, IBM, Accenture, Alcoa, Basf, Caixa, Dow, HSBC, P&G e PwC. 

Esta iniciativa tem como objetivos aprimorar as práticas de gestão empresarial para efetiva adição de valor às marcas das empresas participantes e seus stakeholders; combater a homolesbotransfobia e seus efeitos prejudiciais às pessoas, aos negócios e à sociedade; influenciar o meio empresarial e a sociedade na adoção de práticas de respeito aos direitos humanos LGBT. 

A carta de adesão, que foi assinada pelas empresas, orienta a promoção dos direitos humanos de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e representa a afirmação na prática cotidiana de que todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos, como está definido na Declaração Universal dos Direitos Humanos. 

A carta que contém os compromissos assumidos pelas empresas signatárias representa uma agenda de trabalho. A adesão significa que elas estão se comprometendo publicamente a fortalecer ou criar ações ligadas à promoção dos direitos LGBT. 

Afim de auxiliar essas corporações, o Comitê Gestor do fórum propõe indicadores capazes de gerar um diagnóstico e orientar os esforços nessa direção. 

Dentre as prioridades do fórum estão as pessoas travestis e transexuais, que encontram maior dificuldade de acesso à escola e, consequentemente, ao mercado de trabalho. 

Os 10 Compromissos da Empresa com a Promoção dos Direitos LGBT são: 

1. Comprometer-se, presidência e executivos, com o respeito e com a promoção dos direitos LGBT;

2. Promover igualdade de oportunidades e tratamento justo às pessoas LGBT; 

3. Promover ambiente respeitoso, seguro e saudável para as pessoas LGBT; 

4. Sensibilizar e educar para o respeito aos direitos LGBT; 

5. Estimular e apoiar a criação de grupos de afinidade LGBT; 

6. Promover o respeito aos direitos LGBT na comunicação e marketing; 

7. Promover o respeito aos direitos LGBT no planejamento de produtos, serviços e atendimento aos clientes; 

8. Promover ações de desenvolvimento profissional de pessoas do segmento LGBT; 

9. Promover o desenvolvimento econômico e social das pessoas LGBT na cadeia de valor; 

10. Promover e apoiar ações em prol dos direitos LGBT na comunidade. 

Mais um passo dado, e que seja realmente levado a sério! :-)

Um abraço e até a próxima...

Fonte: Site do Carrefour

Nenhum comentário:

Postar um comentário