terça-feira, 27 de janeiro de 2015

Me tornei gestor! E agora?


Faz tempo que não colocava aqui um post sobre liderança e isso me fez refletir em escrever algo que de fato possa contribuir para os novos líderes e até para aqueles que já estão nesse papel há algum tempo mas ainda não sabem de fato como fazer ou se comportar.

Diante disso, resolvi colocar aqui uma lista do que se deve ou não fazer quando assumimos uma posição de gestão pela primeira vez.

Afinal de contas, é muito comum as empresas promoverem as pessoas e não dar nenhum auxílio ou preparo para elas. Então, para ajudar você nesse caminho, seguem aqui algumas dicas para sua reflexão.

E claro, se você achar que precisamos adicionar mais alguma dica, não deixe de contribuir com seu comentário.



1) Não somos todos iguais
Primeiro de tudo - sabe aquela história que você ouvia do seus pais que eles criaram os filhos todos iguais? CUIDADO! Estamos falando de indivíduos, e por sua vez, com suas próprias vontades e expectativas. Logo, dar um tratamento igual é bem diferente de dar um tratamento justo. Entenda e conheça as expectativas de cada um, com certeza isso lhe facilitará e muito na gestão individual e da equipe.

2) Não compartilhe tudo
Agora você precisar tomar muito cuidado com o que você vai compartilhar com sua equipe. Lembre-se que possivelmente você terá acessos a informações confidenciais, projetos que envolvam maior sigilo e até mesmo uma lista de salários de todos os seus diretos. O cuidado e a maneira como você conduz essas conversas podem ajudar e muito a reforçar sua liderança e o respeito que a equipe terá por você. Não pense que sair falando coisas confidenciais e mostrar que você é legal irá lhe fazer um líder admirado e respeitado.

3) Não tente ser a pessoa mais legal do mundo
Muitas vezes com medo do que os funcionários podem pensar sobre sua gestão ou até mesmo para ser aceito por eles, muitos gestores começam a agir como se fossem amigos de longa data. Cuidado com isso - saber os momentos de dizer não, entregar notícias ruins, dar feedbacks difíceis e muitas vezes estabelecer certas regras e disciplinas farão parte do seu papel. Então, já deixe claro isso desde o início.

4) Estabeleça metas mensuráveis
Afim de facilitar sua gestão, além dos fatores comportamentais que você observará de cada um e terá que apoiar ou educar de acordo com a cultura da organização, estabelecer metas claras e que possam ser medidas ajudarão muito tanto no desenvolvimento dos seus liderados quanto nas conversas que terá sobre a performance deles. Mesmo que sua empresa ainda não tenha esse processo formalizado, você pode estabelecer isso apenas entre vocês.

5) Estabeleça uma rotina de reuniões
Como já postado aqui - Você acha que perde tempo nas reuniões de trabalho? - reuniões com uma agenda pré montada, com assuntos de fato relevantes e que obedeçam os horários irão fazer de você o maior líder da organização. Exageros a parte, sem dúvida nenhuma esse é um diferencial muito grande hoje dentro das empresas. Aproveite e comece a fazer a diferença desde já!

6) Doutor sabe tudo
Lembre-se! Não é porque você agora virou gestor que precisa saber de tudo e nem ter todas as respostas. Ser gestor significa que você agora é capaz de ajudar a solucionar os problemas e ajudar a encontrar as respostas. Não entre em pânico e nem se cobre demais por isso.

7) Peça feedbacks
Pedir feedbacks sobre como você vem desempenhando seu papel é um hábito que precisa ser construído desde já. Não pedir apenas ao seu chefe, mas também aos seus liderados. Não deseje receber apenas bons feedbacks, os melhores são aqueles que por um momento podem doer em você. Mas utilize-os para uma boa reflexão e principalmente para que você possa ser um líder cada vez melhor.

8) Desenvolva e dê oportunidades
Não caia na rotina e deixe seus liderados trabalhando de qualquer maneira. Chame-os sempre para saber se precisam de algo, se está tudo de acordo com os combinados e dentro das expectativas. Explore sempre as oportunidades de desenvolvimento e crie bons planos de ação e foque sempre nas fortalezas de cada um. O que você pensa sobre cada um deles é importante que esteja muito claro para ambas as partes.

9) Não mentir ou dar falsas expectativas
Lembra da dica número 3? Não tente ser legal todo o momento e sair dizendo coisas que você não tem certeza e principalmente que não depende só de você. Promoções, aumentos de salário e muitas outras situações normalmente precisam estar alinhadas com o recursos humanos e até mesmo com o seu chefe. Não levante e nem crie expectativas antes de ter certeza de que realmente é possível. Na minha experiência, se tem algo que realmente desmotiva e faz o gestor perder completamente a credibilidade é querer ter a fama de salvador da pátria sem o devido poder.

10) Delegue
Entender o momento de entrega de cada liderado é fundamental para você saber como agir e delegar as tarefas. Achar que conseguirá dar conta de tudo poderá fazer você ser tornar um chefe centralizador. Ao mesmo tempo cuide para não ser um chefe distante e sair por aí "delargando" tudo. Ache o meio termo e se preciso for, combine as regras do jogo com eles.

11) Ache tempo para relaxar
Muitas vezes quando assumimos o papel de gestor, precisamos incluir algumas horas a mais no dia para se achar, se programar e adicionar algumas tarefas que antes não eram necessárias. Cuide apenas para que isso não vire um hábito depois que você já aprendeu e conseguiu dividir o tempo para tudo. Um líder com muita energia e entusiasmo sempre faz a diferença no dia a dia das organizações e das equipes.

Quanta coisa não? Saiba que muita gente já passou por isso e você também conseguirá! Desejo-lhe muito sucesso.

Tem mais alguma dica que acha importante colocar aqui? Comente!

Um abraço e até a próxima...



Nenhum comentário:

Postar um comentário