quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

Feedback positivo/negativo - mas e a ausência dele?

Você já parou para pensar no impacto do feedback positivo? E o impacto negativo de um feedback negativo?

Parece clichê, não?

O que a maioria das pessoas ainda não perceberam e com certeza já devem até ter tido a sensação horrorosa sobre a simples ausência de feedback.



Hoje, durante uma entrevista, uma candidata disse que trabalhou um ano inteiro e sua avaliação foi igual as demais pessoas da área, pois ninguém recebeu feedback. Mas, para seguir com o bônus que precisava ser pago, decidiu-se uma nota média para toda a equipe.

E quanto já ouvi e vi isso!

Pare um pouco para pensar qual foi sua reação quando inesperadamente, na padaria que seja, onde você fez um pequeno favor a alguém e simplesmente foi ignorado(a), não recebendo nenhum obrigado como recompensa. 

Coisas que normalmente passam pela cabeça - Nossa! que pessoa mal educada. Puxa! Não devia ter deixado passar a frente. E por aí vai, não?

E é simplesmente isso que um funcionário sente quanto existe a EXTINÇÃO - a ausência de feedback - o comprometimento começa a ser deixado de lado.

Durante o carnaval, fui jantar em um restaurante japonês próximo a minha casa. Em menos de 2 meses, já retornei lá algumas vezes. E novamente, no meio do jantar, o gerente veio e perguntou como estava o atendimento, se faltava alguma coisa, etc. E a resposta foi rápida - excelente como sempre. E como realmente sempre foi - um atendimento de primeira, garçons simpáticos e atenciosos, sem demora no serviço, etc. - tudo perfeito. 

Perguntei a um dos garçons se era bom trabalhar lá - e sabe a resposta?

Excelente! Aqui eles nos ouvem e estão sempre preocupados com a gente. 

Será que eles recebem feedbacks constantes? 

Então o que quero dizer é...

Pode ser alguém que trabalha para você, ser um funcionário de outra área, um fornecedor, um cliente que ajuda a melhorar algo, enfim, pode ser qualquer pessoa que contribua com a meta - lembre-se sempre de reconhecer a contribuição dessa pessoa.

Não apenas é correto, como ajuda a aumentar a satisfação do cliente. 

E como disse um dia um amigo consultor - Não trate as pessoas como você gostaria de ser tratado, trate-as como ELAS gostam de ser tratadas.

E aí para mim que está a grande correlação de tudo - a satisfação do cliente e a satisfação do funcionário.

Aproveito mais uma vez para agradecer pela leitura!

Um abraço e até a próxima...

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