sexta-feira, 13 de março de 2015

Sabe como montar uma equipe de sucesso?


Lendo e limpando as muitas mensagens que chegam, vi que haviam muitas pedindo para escrever sobre como montar equipes de sucesso e posso dizer que  nos meus últimos anos, minha experiência com construção de equipes me ensinou muito.

Claro, não acredito que exista uma receita infalível que garanta a construção de uma equipe de sucesso, mas diante de minhas observações e principalmente experiência, acho que daria para traduzir o que funcionou bem e por isso resolvi colocar aqui.



OBJETIVOS

Primeiro de tudo, os membros da equipe precisam acreditar nos objetivos, e mais do que isso, precisam ter objetivos racionais, que de fato correspondam a uma realidade. Quanto mais reforçar algo que as pessoas não acreditam, ou que está claro que jamais irá acontecer, isso só afastará as pessoas da realidade e tranquilamente criará um bando de puxa sacos - que na sua frente dirá que está com você e no café, vão rir de você. Por isso acredito, uma empresa com forte ética de desempenho, criam equipes com facilidade.

SELEÇÃO DAS PESSOAS

Percebi que quando se dava mais vazão para uma personalidade ou aparência na hora de selecionar pessoas, o desastre era anunciado. Você pode até ter pensado agora - Óbvio! 
Mas infelizmente, isso não é tão óbvio assim. No dia a dia, existe muita gente que esquece de buscar pessoas que vão fazer parte de uma equipe e acha que precisa apenas ter empatia consigo mesma.
É primordial buscar por pessoas que têm competências ou possuem potencial para melhorar suas competências e até aprender novas. 

Nem sempre estar entre os top 10 dos homens ou mulheres mais bonitos e bonitas da empresa garante sucesso no trabalho e principalmente coesão na equipe. Já vi cada uma!

Lembre-se, você tem uma equipe e precisa fazer uma escolha consciente.

ESPELHO

Quem já não ouviu aquela famosa frase - O time é a cara do seu líder.

Cuidado com os sinais que você dá desde a primeira reunião com sua equipe. Não chegue prometendo aquilo que você já sabe que não poderá entregar. Dar desculpas ou ficar falando que não conseguiu fazer isso ou aquilo colocando culpa nos outros ou nas coisas só faz a credibilidade ruir.
O exemplo é sim mais importante que qualquer palavra. 

Falar que a reunião de equipe é séria e você não estar presente ou viver saindo para atender outros compromissos ou até desmarcando refletirá sem dúvida na eficácia da equipe, as pessoas captam as mensagens.

REGRAS DE OURO

Muita gente pode achar que não funciona, mas estabelecer o que é permitido e o que não é permitido entre os integrantes da equipe é muito importante. 
Confidencialidade, confrontos construtivos, discussões, feedbacks, respeito, contribuições, etc.

Se não deixar claro que a única coisa que pode sair da sala são os acordos por exemplo, prepare um fogão de muitas bocas, pois você depois terá que cuidar das panelas que vão se formar na equipe.

ACOMPANHAMENTO DE METAS

Equipes bem sucedidas além de ter metas desafiadoras, fazem acompanhamento e só se tornam equipes de sucesso porque mostram resultados. Quanto antes aparecerem as conquistas, mais rápido a equipe fica ainda mais sólida.

RECOMPENSE A EQUIPE

O que não falta é maneira de identificar e recompensar o desempenho da equipe além da compensação direta. Não existe satisfação maior do que a satisfação compartilhada por uma equipe sobre seu próprio desempenho.

Esses pontos acima foram alguns que fui observando e vendo que faz toda diferença. Você tem mais algum para dividir conosco? 

Um abraço e até a próxima...




Nenhum comentário:

Postar um comentário